banner da corrida

CORRIDA DE RUA RECREATIVA INFANTOJUVENIL UNIFG 2020

O Centro Universitário UniFG realiza no próximo dia 29 de março a Corrida de Rua UniFG 2020 Infantojuvenil. Com início às 9h, a corrida conta com percursos de 300m, 500m, 800m e 1000m.

A CORRIDA DE RUA DA UNIFG é uma tradição em Guanambi e uma referência na Bahia, com a participação de competidores de cerca de 40 cidades baianas e de outros estados brasileiros, visto que nas últimas edições participaram atletas de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal.

A Corrida vem crescendo desde a sua primeira realização em 2017 em comemoração aos 15 anos da fundação da Faculdade Guanambi. No primeiro ano foram 200 atletas inscritos, em 2018 cresceu para 350 corredores, e neste ano de 2020 estão abertas 500 vagas.

Nesta 3ª edição da Corrida foi incluído um CIRCUITO INFANTOJUVENIL em frente ao Campus da UNIFG, compreendendo 100 jovens atletas entre 05 e 17 anos de idade, com o objetivo de incentivar a prática esportiva desde cedo e de envolver as famílias nesta atividade.

Inscrições

A inscrição é solidária (um quilo de alimento não perecível) e realizada através deste site. O(A) responsável legal deverá retirar o KIT ATLETA um dia antes da Corrida entre 8h e 16h no dia 28/03 no Campus São Sebastião da UNIFG.
Obs.: Não serão entregues kits no dia da Corrida.

Premiação

Todos os competidores que concluírem as provas receberão medalhas personalizadas. Os 1º, 2º e 3º colocados de cada categoria receberão troféu.

Para mais informações, consulte o regulamento.

77 99954-3441 (Central de Atendimento)

Largada

9h da manhã no Campus São Sebastião da UNIFG (sede) Av. Pedro Felipe Duarte nº 4911.

Chegada

em frente ao Campus São Sebastião da UNIFG (sede) Av. Pedro Felipe Duarte nº 4911.

Percursos

  • 05 a 07 anos de idade: 300 metros
  • 08 a 10 anos de idade: 500 metros
  • 11 a 13 anos de idade: 800 metros
  • 14 a 17 anos de idade: 1000 metros

Categorias

  • Cadeirante
  • PcD (Pessoas com Deficiência)
  • Feminino e Masculino divididos por faixas etárias:
    • 05 a 07 anos de idade
    • 08 a 10 anos de idade
    • 11 a 13 anos de idade
    • 14 a 17 anos de idade

Data

29/03/2020 (domingo)

Total vagas

100 inscrições

Cronometragem

cada competidor deverá obrigatoriamente utilizar um chip, concedido pela organização do evento, o qual deverá ser “amarrado” no cordão do tênis. O participante que não utilizar ou usar de forma incorreta o referido chip será automaticamente eliminado. A única forma de classificação dos competidores por ordem de chegada será a cronometragem oficial do evento.

Obs.: O competidor da Corrida InfantoJuvenil somente poderá competir com o Termo de Responsabilidade assinado pelo responsável legal devidamente entregue à comissão organizadora no dia 28 de março, quando da retirada do KIT ATLETA no Campus sede da UNIFG.

Como Participar

1º - Preencha o formulário de inscrição

Para participar, o(a) responsável legal pelo atleta-participante deve preencher a ficha de inscrição com os seus dados pessoais, grau de parentesco, entre outras informações, assim como, preencher os dados do atleta-participante e escolher a categoria em que se enquadra.

2º - Imprima o seu ingresso

A ficha de inscrição precisa ser impressa, pois será necessário para a última etapa da inscrição.

3º - Retire seu Kit Atleta

Para a retirada do kit atleta infantojuvenil, o responsável legal deverá comparecer pessoalmente no dia 28 de março, entre 8h e 16h na quadra esportiva do Campus sede do Centro Universitário UniFG, Bairro São Sebastião e apresentar seu documento de identificação original e com foto ou sua cópia autenticada, juntamente com a certidão de nascimento e/ou documento de Identidade do participante; ingresso do evento, além de 01 quilo de alimento não perecível e o Termo de Responsabilidade Individual preenchido e assinado (pelo responsável legal) , e com o laudo médico para os participantes que se inscreverem na categoria de PcD (Pessoa com deficiência).

background

Corrida de rua, um breve histórico

A corrida tem sua origem desde a pré-história, em que os homens primitivos necessitavam correr para caçar ou fugir, bem como realizar grandes deslocamentos para locais seguros em busca da sobrevivência. Como esporte, a corrida foi desenvolvida pelos gregos na Grécia antiga e recebeu o nome de atletismo, que engloba além da corrida, outras atividades físicas como lançamento de disco e dardo e por fim, saltos.

A corrida de rua é uma modalidade do atletismo, também conhecida como corrida de meio-fundo e fundo, tem o primeiro registro como Maratona nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 1896, essa prova foi criada com base em relatos históricos sobre um mensageiro, Phidippides, que correu aproximadamente 40km entre Maratona e Atenas para levar a mensagem de vitória dos gregos na guerra, e acabou morrendo após realizar o feito. A partir daí, inúmeras corridas de ruas foram surgindo, entre as mais famosas, podemos citar: Maratona do Monte Everest (Nepal), Maratona da Grande Muralha (China), Maratona do Sol da Meia Noite (Noruega), Maratona de Nova York (EUA) e a mais famosa no Brasil a Corrida Internacional de São Silvestre (Brasil).

A partir de 1960, a corrida de rua começou a ser observada como um aliado na melhoria da aptidão física e da saúde, principalmente após os estudos do médico americano Kenneth Cooper, sendo nesse momento, que também surge o termo fazer “Cooper”, que seria uma corrida na rua para a auxiliar nos aspectos relacionados à saúde. Desse modo, houve uma crescente de corredores, já que a participação nessas provas eram apenas de atletas de elite, com os estudos de Cooper, diversas pessoas começaram a participar das corridas.

background